Alguns cuidados que devemos ter com o corpo no verão!

Chega o verão, a estação mais aguardada por muitas brasileiras para aproveitar as sonhadas férias ou simplesmente ir à praia ou à piscina e pegar aquele bronzeado bonito e fazer o amarelo-escritório desaparecer.

Também é aquela época gostosa para sairmos mais nas noites quentes, com roupas confortáveis e frescas, aproveitar ainda mais o convívio com os amigos, e praticar mais exercícios físicos, com as caminhadas e corridas.

Verão: a estação mais saudável, e que exige mais cuidados!

Mas também é a estação que, se por um lado podemos ter tantos momentos positivos tanto para a mente quanto para o corpo, é a que mais exige cuidados com a saúde! É quando o sol está mais forte e além de nos divertirmos, também continuamos saindo para o trabalho e outros compromissos.

É aí que devemos ter um cuidado redobrado. Com as muitas horas de sol, vem inúmeros riscos para a pele e a saúde: micoses, queimaduras, desidratação e insolação, envelhecimento precoce e até mesmo o câncer.

Podemos, e devemos, aproveitar ao máximo tantos dias luminosos e de muita energia, mas com alguns cuidados que devemos ter com o corpo no verão, para que dias melhores sempre venham!

01 – Mantenha a pele limpa

No verão o cuidado com a pele é ainda maior por conta do suor e da maior quantidade de poeira e partículas que ficam suspensas no ar quente. Por este motivo, é importante tomar 2 banhos diários, de manhã e à noite.

É possível tomar mais de 2 banhos, porém neste caso é recomendado apenas com água, para não ressecar a pele que já está sendo continuamente desidratada pelo calor.

02 – Usar o protetor solar diariamente e sempre

O protetor solar é fundamental para proteger a pele dos raios solares mais fortes e nocivos e que estão no seu auge no verão. Usar o protetor solar é eficaz contra o ressecamento, o envelhecimento precoce e como preventivo do câncer de pele.

É recomendado usar em todas as partes do corpo que vão estar em contato com o sol – e usar também e principalmente nas saídas para o trabalho, não é só para a praia e piscina não! O importante é estar protegida o tempo todo.

03 – Tomar um banho doce após se expor ao sol

É sempre importante tomar um banho de água doce sempre que for embora da praia e da piscina, e sempre fria, pois a areia e o sol ressecam a pele, favorecendo a formação de fissuras.

Você pode usar o chuveirinho da praia ou da piscina ou levar uma garrafa de água doce. Se vai ficar muito tempo nos lugares, tente fazer este banho mais vezes e sempre use protetor solar ou loção pós-sol, se estiver indo embora.

04 – Sempre usar protetor quando estiver pegando sol

Não confie na sua pele levemente bronzeada ou que tem resistência ao sol. Não existe a resistência; o que existe é um processo lento e contínuo de incidência de todos os raios solares, incluindo os nocivos, que aumenta muito os riscos de manchas de pele e câncer.

Procure usar protetor solar o tempo todo que estiver pegando sol, e sempre os de boa qualidade – marca reconhecida, origem segura (sem comprar de ambulantes e lojas suspeitas). Eles vão limitar o bronzeamento, mas a cor virá de forma natural, em um tom mais dourado e que também dura mais.

E claro, não use receitas e produtos que prometem bronzeamento rápido. Sua pele é o maior cartão de visitas da sua saúde e da sua disposição. Cuide bem dela!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *