Conheça a melhora da saúde com a Medicina Alternativa!

A Medicina Alternativa é o conjunto de tratamentos que, basicamente, deve existir sem o uso de técnicas e medicamentos da medicina tradicional, e se confunde com a própria história da Humanidade.

As práticas mais conhecidas existem desde os primeiros tempos, de sociedades milenares, e ao longo dos séculos novos tratamentos foram incorporados ao dia a dia destas sociedades e surgindo em diversas outras.

A Medicina Alternativa hoje é praticada mundialmente, até porque novas alternativas de plantas medicinais e uso de recursos naturais vão surgindo, e o conceito de alternativa abraça tudo que pode ter uma eficácia mas não passa pelo receituário médico – apesar de muitos médicos tradicionais recomendarem alguns tratamentos como complementares.

Vamos falar um pouco da melhora da saúde com a Medicina Alternativa.

O que é Medicina Natural ou Alternativa?

É o conjunto de técnicas e tratamentos que utilizam dos recursos naturais – plantas, minerais, energia – e de tradições culturais para curar ou auxiliar os tratamentos alopáticos na cura de doenças.

Como podemos ver, medicamentos e técnicas da medicina tradicional não são usados na Medicina Natural, o que faz com que mais pessoas, todos os dias, resolvam adota-la como uma forma de, em muitos casos, tratar doenças sem os efeitos colaterais de fármacos e com formas naturais de atuar em regiões do corpo.

Tipos de Medicina Alternativa

São muitos os tipos de Medicina Natural, classificados conforme a forma de atuação:

Manipulações corporais

São as práticas que manipulam estruturas do corpo, como a reeducação postural, a quiropraxia e a massoterapia.

Práticas energéticas

São as terapias que trabalham com os campos energéticos em torno do corpo e dos biocampos. Os exemplos são a acupuntura e o toque terapêutico.

Tratamentos de base biológica

São os tratamento que alteram o estado de saúde das pessoas em termos biológicos. É onde estão as práticas mais conhecidas, como a fitoterapia, a terapia com dieta e a terapia ortomolecular.

Sistemas médicos integrais

São as práticas que envolvem os 3 grandes passos da medicina tradicional, porém usando recursos naturais. O maior exemplo é a homeopatia, mas também temos a medicina tradicional chinesa e a ayurveda.

Terapias de corpo e mente

Essas terapias se fundamentam no conceito de que o estado emocional regulam diretamente a saúde física. Os tratamentos mais conhecidos nesta categoria são a hipnoterapia, o relaxamento e a meditação.

Quais os benefícios da Medicina Natural

São muitos os benefícios, que podem atuar na melhoria geral do estado de saúde da pessoa, tanto tratando enfermidades quanto auxiliando em tratamentos da medicina tradicional.

  • Melhorar a forma de respiração, e com isso evitar ou atenuar efeitos de doenças respiratórios, entre elas a asma;
  • Combater o estresse;
  • Ajudar na redução dos riscos de ansiedade e do estresse;
  • Combater dores localizadas;
  • Melhorar a postura corporal;
  • Ajudar na interpretação e na busca de solução de aspectos comportamentais.

Cuidados ao usar a Medicina Alternativa

Com a grande popularização, por não estar sob controle dos órgãos que fiscalizam as práticas médicas e os medicamentos tradicionais e pela própria característica de liberdade que a Medicina Natural tem, muitos excessos são cometidos e é preciso ter alguns cuidados.

Pesquise a fundo sobre novidades

Na Medicina Natural existe muito espaço para plantas ou práticas se transformarem em elixires de saúde, sem se saber exatamente de onde saíram estas avaliações e com que base de estudo. É importante desconfiar sempre antes e pesquisar a origem da novidade, principalmente entre os especialistas renomados.

Verifique o histórico dos profissionais

Como em toda atividade, a Medicina Alternativa exige muito estudo preparo para atuar e existem os mais profissionais (e nem sempre dá pra dizer que são profissionais). Cheque as credenciais do profissional e questione se alguma prática parecer estranha.

Não abandone o tratamento tradicional

As práticas da Medicina Natural não devem substituir as da Medicina Tradicional. Elas podem complementar um tratamento, desde que não interfira na eficiência do que for definido pelo médico.

Essa substância da medicina natural tem muitas propriedades benéficas para nossa saúde!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *