Como se organizar para comprar um carro ou casa, vale a pena Consórcio?

Finanças: Vale a Pena Comprar Via Consórcio? (foto: internet)

Muitas pessoas já ouviram falar sobre consórcio, entretanto, poucas pessoas entendem exatamente o funcionamento dos mesmos. Alguns acham ser essa a melhor solução para realizar a compra de algum serviço ou produto, porém, outros já acham que essa não é uma boa opção, contudo, é importante sempre avaliar os pós e contras sobre o assunto.

O fato é que no Brasil muito se fala em consórcio, sendo que entre os mais comuns existem os de carro, moto, casas, e afins, contudo, existem diversos serviços, viagens que também realizam esse tipo de processo para permitir a compra por esse tipo de serviço.

Finanças: Vale a Pena Comprar Via Consórcio? (foto: internet)
Finanças: Vale a Pena Comprar Via Consórcio? (foto: internet)

Saiba mais sobre o consórcio

Sobre o consórcio é sempre bom saber que o mesmo pode acabar sendo uma alternativa muito popular, sendo que a mesma em geral acaba sendo escolhida por diversas pessoas que desejam efetivar a compra de algum bem que possui valor um pouco mais alto.

De fato, em geral o consórcio acaba sendo visto justamente como uma aplicação capaz de trazer retorno financeiro muito rápido, no entanto, é importante que os mesmos saibam que as coisas nem sempre funcionam de tal forma.

Lembrando ainda que essa modalidade de crédito realmente foi criada justamente na década de 1960, sendo que começou no Brasil como uma espécie de opção ao próprio leasing, além do financiamento para a compra de carros zero.

Além do mais, nos dias atuais é possível realizar a compra de diversos produtos sendo que isso pode ser feito ainda por meio de consórcio, sendo que os mesmos podem comprar por exemplo, imóveis, prestação de serviços, viagens, carros, entre outros.

Porém, é importante compreender de fato se esse consórcio é uma boa opção, aqui iremos falar sobre os prós e contras do mesmo!

Veja os prós do consórcio

Aqui iremos apresentar os benefícios de aderir ao consórcio:

Taxas de consórcio são mais baixas que as de financiamento

Justamente por com taxas bem menores do que as são cobradas frequentemente pelos financiamentos, então esse acaba sendo um ponto muito positivo, para participar de consórcio tanto de serviços quanto de produtos.

Em geral quando a pessoa acaba entrando em um consórcio a mesma deve pagar apenas uma taxa pelo, sendo que essa mesma é cobrada justamente pela própria administradora para a manutenção desse caixa.

Lembrando ainda que essa taxa de administração de consórcios em geral acaba sendo de 15% a cada 5 anos, sendo que essa é a duração média dessa alternativa de crédito, além de que essa taxa cobrada é 10 vezes mais baixo que a de um financiamento normal.

Ajuda a poupar dinheiro

Certamente muitas pessoas desejam comprar algo com um preço relativamente alto, ou até mesmo adquirir um serviço que pode ser bem caro e até mesmo sem precisar ter envolvimento com financiamento, sendo assim, ao não ter dinheiro para comprar algo a pessoa pode aderir ao consórcio para realizar a compra.

Contras de aderir ao consórcio

O problema de aderir a um consórcio está no fato de que muitas vezes a pessoa pode pagar todo o produto/serviço antes de ter acesso ao mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *