O que é necessário para tirar uma carteirinha de estudante

Todo estudante das escolas públicas ou particulares podem fazer a solicitação da carteirinha estudantil. Mas para fazer o pedido é necessário atender alguns requisitos e ter alguns documentos específicos.

A carteira estudantil é um documento fundamental para todo aluno, pois ela dá direito a meia entrada para eventos educacionais, esportivos e culturais, além de outros benefícios. Embora seja um documento destinado aos estudantes, nem todos podem tê-la.

Estudantes de cursos livres e de cursos preparatórios não estão inseridos na lei que dá direito a carteira para essa classe. Veja mais sobre o que é necessário para ter uma carteirinha de estudante.

Documentos necessários

Para dar entrada na sua carteira de estudante é preciso que você tenha um documento de identificação com foto como carteira de identidade, passaporte, CNH ou carteira de trabalho.

Além disso, é necessária uma foto atualizada da mesma forma que as fotos 3×4 usadas em outros documentos, que seja fácil a identificação da pessoa e que tenha o fundo neutro.

Também é necessário ter a comprovação da matrícula que corresponde ao ano do pedido. Esse comprovante precisar estar com o carimbo e a assinatura da entidade escolar ou carne com o comprovante de pagamento.

Para fazer o pedido é preciso acessar o site da entidade estudantil ou da instituição de ensino e informar alguns dados pessoais e da escola. Depois da aprovação, a carteira chegar na residência por meio dos correios. Mas você também pode fazer a solicitação diretamente na escola, faculdade ou curso.  

Requisitos para solicitação

Para fazer a carteirinha é preciso que o aluno esteja matriculado em algum nível de ensino, que são eles: fundamental, médio, técnico, superior, pós-graduação, mestrado e doutorado. Você pode solicitar a carteira em qualquer uma dessas instituições que esteja matriculado, ainda que seu curso seja na modalidade à distância.

No entanto, não estar incluso nessa lista alunos que participam de cursos livres e cursinhos preparatórios para vestibular.

Onde usar a carteirinha de estudante?

Você pode usar a carteirinha de estudante em diversos tipos de eventos como teatro, cinema, shows, partidas de jogos esportivos e outros eventos.

Cada estabelecimento precisa separar quarenta por cento de seus ingressos para o público estudante que possui a carteirinha. Todo estudante é assegurado por lei federal que em qualquer tipo de evento público, deverá pagar somente a metade do valor dos ingressos, ou seja, meia entrada.

Os locais que promovem diversos tipos de eventos podem fazer a consulta cadastral de qualquer aluno por meio de um banco de dados para poder conceder a meia entrada.

Os estabelecimentos não podem se negar a vender para os estudantes o ingresso pela metade do valor, enquanto não atingir o limite estabelecido de quarenta por cento.

Alguns benefícios

O maior benefício que o estudante pode ter possuindo a carteira é o direito de pagar meia entrada. Como dito antes, essa meia entrada é válida para eventos culturais, esportivos e educacionais.

Além disso, qualquer aluno que apresente a carteira tem direito a comprar um ingresso pagando meia em parques de diversões, em congressos e em eventos de gastronomia e literário, além de conseguir desconto de cinquenta por cento na compra de livros.

A carteirinha de estudante também dá direito a metade da passagem de ônibus em alguns estados como, por exemplo, Pernambuco. O valor é cobrado pela metade para os alunos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *