O que um médico reumatologista pode fazer pela minha saúde

O que um médico reumatologista pode fazer pela minha saúde (Foto: internet)

Muitas pessoas acabam se perguntando sobre o que faz um profissional de reumatologia, sendo que atualmente esse médico é muito importante para diagnosticar corretamente a pessoa que está com doenças inflamatórias, ou até mesmo autoimunes, desta maneira é importante destacar exatamente o que esse médico pode fazer pela saúde da pessoa.

Esse profissional é responsável por pesquisar, diagnosticar e até mesmo tratar diversos tipos de doenças, em geral as mesmas acabam atacando os ossos, articulações, músculos, tendões e até mesmo alguns outros órgãos internos. Abaixo destacaremos um pouco mais sobre o serviço desse profissional e como o mesmo é responsável por ajudar a vida de muitas pessoas!

Saiba o que um médico reumatologista pode fazer pela sua saúde

O que um médico reumatologista pode fazer pela minha saúde (Foto: internet)
O que um médico reumatologista pode fazer pela minha saúde (Foto: internet)

Em geral o profissional de reumatologia acaba lidando muito com as doenças que são mais conhecidas como reumatismos, sendo que todas elas acabam causando dor e claramente reduzem a qualidade de vida do paciente.

Porém, muitas pessoas se questionam sobre a formação desse profissional, quando na verdade, o mesmo precisa de um diploma da faculdade com curso de medicina, sendo que o mesmo ainda precisa cursas os períodos dos ciclos básicos, profissionais e até mesmo internato.

Logo depois esse profissional acaba passando por uma residência de clínica médica, sendo que esse mesmo precisa passar por ela cerca de 2 anos, além do mais, esse profissional recém-formado acaba sendo então assistido por uma equipe muito profissional e experiente nesta área e até mesmo estar apto a trabalhar como clínico geral.

Entre as doenças tratadas estão mais de 100 tipos de doenças reumáticas sendo que essas enfermidades em questão não são nada contagiosas e claramente podem ser tratadas, algumas delas estarão registradas abaixo:

Artrite reumatoide

Essa acaba sendo uma das doenças autoimunes crônicas que realmente podem afetar diversas articulações, sendo que entre os mais afetados estão os pulsos e as mãos, lembrando que os portadores desse problema acabam apresentado fadiga, febre, anemia e mal-estar.

Osteoartrite

Essa doença claramente é mais conhecida como artrose, sendo que é caracterizada ainda justamente pelo desgaste das cartilagens, essas mesmas que são as responsáveis por cobrir a extremidade dos ossos.

Lembrando ainda que o comprometimento dessas articulações acaba causando muita dor e por fim limita a realização desses movimentos.

Fibromialgia

Na verdade, essa é mais uma síndrome, sendo que a mesma possui causas desconhecidas, provando diversas dores generalizadas e muito constantes, sendo que a mesma frequentemente está ligada aos transtornos psicológicos entre os mesmos ansiedade e depressão, além dos distúrbios de sono.

Osteoporose

Muito comum principalmente em mulheres que estão na menopausa, sendo que tal doença é caracterizada justamente pela fragilidade dos ossos, sendo que a mesma ainda surge justamente quando o balanço entre as quantidades de material ósseo formado que são reabsorvidos estão em completo desequilíbrio.

Com essa doença, os ossos ficam frágeis e claramente extremamente sujeitos a fraturas!

Gota

Sobre essa doença é preciso destacar que a mesma é completamente desencadeada justamente produção excessiva de ácido úrico pelo próprio organismo, sendo que a substância em questão acaba se acumulando ainda mais nas articulações causando então inflamação e inchaço.

Prevenção é o ideal

Na verdade, é importante ter em mente que os sintomas dessas doenças em gera acabam incluindo certa dificuldade para também se movimentar ao acordar, sendo que ainda há dor no corpo, diminuição da flexibilidade e até mesmo inchaço nas articulações.

Logicamente isso acaba causando limitações em diversas tarefas mais simples do dia a dia, entre as mesmas escovar os dentes ou quem sabe até mesmo pentear os cabelos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *