Veja algumas dicas para planejar o seu jardim

Quem não gosta de uma linda área verde no interior da casa, não é verdade? As áreas verdes dão vida ao ambiente e ainda proporcionam conforto para o morador da casa.

No entanto, para montar uma área verde ou um pequeno jardim em sua casa é preciso levar em consideração alguns fatores como, por exemplo, o tipo de planta, o tamanho do local e outros aspectos.

Montar um cantinho desses é ainda mais complicado para aqueles que possuem um animal de estimação como o cachorro. Mesmo assim é possível deixar sua casa com uma área verde, seguindo algumas dicas de paisagismo que daremos neste artigo.

O tamanho do ambiente

É muito importante que você escolha um ambiente que será voltado para o paisagismo e como será o uso desse ambiente, se vai ser para recreação, se vai ser para descanso ou outro.

O tamanho do espaço também é importante, uma vez que quanto maior for o espaço, maior o investimento. Por exemplo, se o espaço em questão é um canto dentro da residência, você pode utilizar um vaso grande com uma planta específica, que não necessite de muita luz solar.

Mas se o espaço que você pretende montar um jardim for no quintal da casa, então será necessário investir em diversas qualidades de plantas, além de areia específicas e outros elementos.   

A grama

Uma dica de paisagismo que vai deixar seu jardim ainda mais bonito é utilizar gramas, que podem ser compradas por metro quadrado. Mas hoje em dia, existe um tipo de grama que estar sendo muito utilizada nas decorações paisagistas, é a grama sintética decorativa.

Essas gramas podem ser instaladas em qualquer lugar da casa, tanto no jardim como na sacada. Além disso, são produzidas com material que duram muito tempo.

Outro benefício dessa grama é que pode ser instalada em qualquer tipo de piso, que seja limpo e seco, inclusive em pisos irregulares. Outra vantagem, é que esse tipo de grama é ideal para quem tem algum cachorro em casa.

Muitos que moram em apartamentos utilizam essa grama para formar um tapete no cantinho que destinaram como área verde.

A planta

Existem diversas espécies de plantas, algumas podem ser usadas dentro de casa e não precisam de muito sol, já outras necessitam de sol para sobreviver. Tem aquelas que precisam de muita água, já outras não podem receber tanta água assim. E ainda tem aquelas que crescem demais.

Por isso, antes de sair escolhendo e plantando qualquer planta é preciso conhecer a espécie primeiro. Para quem pretende fazer uma pequena área verde dentro de casa, invista em plantas como a samambaia.

Já para quem pretende utilizar o terraço da casa como área verde, deve usar plantas como gardênia ou azaléia.  

Fique atento também a plantas espinhosas, para que não sejam plantadas em lugares com muito movimento de pessoas.

O vento

Outra dica muito importante de paisagismo para você que quer criar um cantinho verde na sua casa é ficar atento ao vento da sua região. Se você mora em um lugar que venta muito, não utilize plantas que possuem folhas compridas e largas, pois o vento rasga esse tipo de folha muito facilmente.

Escolha plantas que tem as folhas mais firmes como, por exemplo, lavanda ou orquídea bambu.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *