Uma coisa que diferencia os humanos dos outros membros do reino animal é nossa propensão a desenvolver costumes e tradições em torno de tudo, desde rituais de beleza a hábitos sexuais.
De fato, os humanos adoram fazer isso tanto que o mundo foi enriquecido com milhares de culturas diferentes desde o alvorecer da civilização. Sem dúvida, um aspecto importante de praticamente qualquer cultura é o seu código de etiqueta.
Aqui estão 11 costumes surpreendentes de todo o mundo.
Apontando com os lábios na Nicarágua
Embora os gestos da mão sejam frequentemente sujeitos a variações costumeiras entre culturas, poucos podem alegar que esse fenômeno se estende a contorções da boca.
Na Nicarágua, é comum apontar com os lábios em vez do polegar ou do dedo indicador como a maioria do mundo. Querendo saber exatamente como uma pessoa aponta com seus lábios? Tudo começa por franzir.
Eles podem direcionar os lábios para frente ou para os lados para indicar o que gostariam de apontar. O ponto labial é normalmente usado em conversas para indicar algo que está acontecendo nas proximidades.
Beijando na França
Praticamente toda cultura tem rituais específicos para saudação. As culturas latino-americanas e as culturas românicas compartilham o costume comum de beijar os entes queridos próximos e novos conhecidos na bochecha como uma forma de saudação.
No entanto, os franceses parecem levar isso a um novo nível com o número de nuances envolvidas em seus rituais de beijo. Por um lado, as regras variam para homens e mulheres. Em segundo lugar, o número de beijos necessários para completar a saudação muda de região para região.
Além disso, espera-se que os franceses cumprimentem cada pessoa em uma festa ou recolha na chegada, quer conheçam os participantes ou não. Esta é apenas uma breve visão geral das práticas costumeiras de beijos na França.
Cuspir na noiva em casamentos na Grécia
Esta prática foi popularizada graças ao filme de 2002, My Big Fat Greek Wedding. Cuspir em culturas gregas é uma espécie de amuleto de boa sorte que deve ajudar a afastar o diabo. Hoje em dia, o costume geralmente não envolve os hóspedes conversando com loogies na noiva recém-casada.
Em vez disso, evoluiu para um ato mais simbólico, em que os convidados pronunciam-se com mais força “fora de casa”. Os gregos também fazem isso em outras ocasiões especiais, incluindo batismos para reconhecer a beleza e a boa saúde do bebê.
Cuspir pode até ser feito como uma medida supersticiosa para afastar o mal durante conversas regulares.
12 de setembro é o dia da concepção na Rússia
As culturas geralmente abordam o sexo, o casamento e a reprodução de maneiras únicas. A Rússia pode levar o bolo sobre isso em termos de aceitação institucionalizada, no entanto.
Isso ocorre porque as taxas de natalidade em declínio do país, juntamente com a proporção desigual de mulheres para os homens e os tempos de vida assustadoramente curtos dos homens russos representam preocupações sérias para a sociedade.
Portanto, o governo instalou um feriado público criado exclusivamente para dar aos casais uma folga do trabalho para fazer sexo, na esperança de que isso possa resultar em gravidez. Os pais cujos bebês nascem exatamente nove meses depois podem até ganhar prêmios por ajudar a manter a linhagem russa.
Dia da Marmota nos EUA
Muitos países têm feriados bastante estranhos que comemoram suas distintas histórias. Embora os Estados Unidos sejam uma nação bastante nova, existem há tempo suficiente para desenvolver um feriado estranho conhecido como Dia da Marmota.
Desde 1887, em 2 de fevereiro, a nação espera pacientemente para ver se a marmota, Punxsutawney Phil, viu sua sombra. Se ele fizer isso, significa que haverá mais seis semanas de inverno.
Talvez ainda mais bizarro seja o Círculo Interno do Punxsutawney Groundhog Club de homens dedicados que, de acordo com a tradição, cuidam da marmota enquanto vestem ternos pretos e cartolas na alegre cerimônia do Dia da Marmota todos os anos.
Gorjeta nos EUA
Outro costume estranho associado aos Estados Unidos é sua intricada cultura de gorjetas. Ao contrário de muitos outros países que não dão gorjeta ou que só dão gorjeta em pequenas quantidades quando a comida é particularmente boa, a gorjeta é bastante obrigatória na maioria dos restaurantes nos EUA.
De fato, espera-se que os clientes cedam entre 10 e 20% da conta em gorjetas. Aguarde que a equipe conte com essa gratificação para viver, pois os salários legais para os garçons são baixos.
Além disso, existem regras para dar gorjetas aos garçons, entregadores e outros profissionais de serviço. Enquanto alguns criticam essa prática como irracional, não há dúvida de que a inclinação da cultura nos EUA incentiva garçons e garçonetes a prestar um serviço melhor.
Sair em cemitérios na Dinamarca
Embora os cemitérios sejam locais de conhecimento assustador em muitos países, esse não é tanto o caso da sempre tão secular Dinamarca.
Muitas pessoas podem preferir ir a parques, mas os dinamarqueses preferem converter seus cemitérios em áreas de socialização, um uso bastante pragmático do espaço que poderíamos acrescentar.
Esses cemitérios são bem cuidados e cheios de moradores quando o clima finalmente começa a esquentar. Assistens Kirkegård, na capital do país, Copenhagen, é um exemplo perfeito.
Além disso, você estará em uma ótima companhia como muitos dinamarqueses famosos estão enterrados aqui, incluindo Hans Christian Andersen.
Apontando com o polegar na Malásia
Alguns países acham o ato de apontar com o dedo indicador para ser abrasivo e rude. Embora os membros da maioria das culturas provavelmente concordem que apontar dedos, literal e figurativamente, não é exatamente a coisa mais legal do mundo, em países como a Malásia e a Indonésia, esse gesto pode ser visto como incrivelmente ofensivo.
Em vez disso, costuma-se fazer gestos para as coisas com o polegar, pois isso é visto como uma opção mais educada. Em muitos países da África, apontar é reservado apenas para objetos inanimados, não para pessoas.
Sorvendo no Japão
A maioria das sociedades em todo o mundo tem regras sobre a etiqueta da mesa. Para as culturas ocidentais, o consumo de alimentos ruidosos é considerado rude.
No Japão, no entanto, fazer sons estridentes ao comer tem um significado totalmente diferente. Isso pode ter algo a ver com o fato de que, nos países ocidentais, o macarrão é consumido apropriadamente, girando-o em uma colher antes de colocá-lo na boca.
Enquanto isso, os japoneses simplesmente mastigam o macarrão sem contorcê-los primeiro, um ato que é naturalmente mais barulhento do que o primeiro. Fazer sons ruidosos ao comer macarrão no Japão é uma maneira de indicar que você está realmente gostando deles.
Alguns cientistas até argumentam que sorver convida ao ar para dentro do palato e realmente melhora o sabor do macarrão.
Ajoelhado ou deitado prostrado como saudação na Nigéria
Para os membros do povo Yoruba, um grupo étnico que reside em grande parte na Nigéria, os rituais de acolhimento são levados muito a sério. Isto é especialmente verdadeiro no que diz respeito a saudar os anciãos.
Quando um adulto se aproxima, espera-se que os jovens iorubá caiam de joelhos em saudação. Mais especificamente, as mulheres se ajoelham quando cumprimentam e os homens ficam prostrados. Esses gestos são um sinal de respeito e deferência pelos anciãos da comunidade. Curiosamente, este costume é um que distingue os povos iorubás de outros grupos étnicos na Nigéria, incluindo os Bini e os Kalabari.
Usando a mão esquerda para coisas
Em alguns países, o uso da mão esquerda para comer ou outras atividades é considerado rude e ofensivo. Muitas vezes, culturas nesses países usam a mão esquerda para se limpar depois de usar o banheiro e, portanto, é considerado sujo.
Esta regra se aplica a vários lugares ao redor do mundo, incluindo grande parte do Oriente Médio, Sri Lanka, Índia e partes da África.
Para estar seguro, sempre use sua mão direita para cumprimentar, manusear mercadorias, trocar dinheiro e, é claro, comer enquanto passa tempo em qualquer uma dessas partes do mundo.