4 Cuidados essenciais para seu ar-condicionado

O Brasil é um país com dimensões continentais e isso também se aplica ao clima do nosso país. Em algumas regiões, como no Nordeste, na maior parte do ano é comum ter altas temperaturas, transformando o calor em clima quase permanente. Já no Sul do país, a temperatura comum tende a ser mais fria, mais amena. 

Por esse motivo a venda de ar-condicionado tem um fluxo elevado em quase todo o ano e os fabricantes trazem modelos com novas tecnologias todos os anos. Mas quando compramos um aparelho como esse, devemos ter vários cuidados para que possamos aproveitar o melhor do eletro doméstico, assim como prolongar sua vida útil. Então, veja agora 4 cuidados essenciais para seu ar-condicionado!

Instalação profissional

Existem pessoas que insistem em saber de tudo e acham que são especialistas até mesmo em assuntos sensíveis. Geralmente essas pessoas ‘metem os pés pelas mãos’ e acabam se frustrando fazendo algo errado e até mesmo arriscando sua vida e de outrem. É por isso que devemos dar a importância devida ao profissional instalador de ar-condicionado.

Esses profissionais são treinados e acostumados, sabendo tudo sobre ar-condicionado e fazendo a instalação de forma correta. Além de tudo, seu custo pela instalação não vai ser maior do que a despesa que terá se caso você tentar instalar sozinho e quebrar algo. Não arrisque estragar seu aparelho.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva do seu aparelho de ar-condicionado pode poupar muita dor de cabeça. Isso porque esse tipo de manutenção é indicado para corrigir defeitos antes mesmo deles se manifestarem em seu eletrodoméstico. 

Muitas vezes, um defeito ‘silencioso’ ou que ainda não se revelou, pode causar danos sérios ao ar-condicionado e a manutenção preventiva tem o papel fundamental de evitar que isso aconteça. Além de tudo, a manutenção preventiva pode ser programada, o que ajuda ainda mais a evitar qualquer problema muito grave em seu aparelho.

Manutenção preditiva

Esse é o tipo de manutenção que previne com assertividade que uma peça ou componente do seu aparelho de ar-condicionado não apresente defeitos. Através de uma medição inteligente, os técnicos identificam o MTBF, que significa em português “Tempo Máximo Entre Falhas”, trocando, se preciso, os componentes que foram verificados antes mesmo de dar algum defeito.

Por exemplo, se o técnico tiver a informação do tempo de vida útil do filtro do seu ar-condicionado, ele indicará uma data que deverá ser feita a troca do filtro, respeitando e cumprindo a data. Essa então seria uma manutenção preditiva.

Manutenção corretiva

Quando não há uma manutenção preventiva ou a preditiva não ocorre como deveria ser, só resta a manutenção corretiva. Essa manutenção ocorre quando seu equipamento está apresentando falhas ou desgastes. E você precisa escolher uma empresa ou profissional de confiança para realizar esse serviço. Pois assim você não terá mais dor de cabeça do que o suficiente. 

A grande questão desse tipo de manutenção é que, invariavelmente, você terá uma redução do tempo de vida do seu aparelho ar-condicionado, e ele poderá apresentar falhas e problemas no futuro não muito distante. 

A importância dessas manutenções são para que você não precise passar pela manutenção corretiva e assim evitar grandes estresses tanto no seu bolso quanto para seu bem-estar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.