Para algumas pessoas, uma das piores partes em viajar é arrumar a mala.
Imagine chegar ao seu destino e perceber que esqueceu algo importante?! Algumas pessoas sentem até vontade de voltar para casa, principalmente se for tão aconchegante quanto o condomínio Areia Leblon.
Porém, com as dicas a seguir, você com certeza não precisará se preocupar com nada. Confira!
1. Escolha a mala certa
Um dos passos mais importantes para organizar sua mala de viagem perfeitamente, é selecionar o modelo certo dela.
Existem malas tamanho P, M e G. Quanto mais itens você levar, maior deve ser o tamanho. São modelos para diversas necessidades e você precisa escolher aquele que tem mais a ver com você.
Se a sua mala for de rodinhas, por exemplo, é bem mais fácil de carregar, podendo estar mais cheia — porém, sempre respeitando o limite do peso da bagagem.
Já a mala de alças é a ideal para quem não pretende carregar muitas coisas.
Independentemente do modelo escolhido, opte pelos que possuem divisórias e bastante espaço disponível.
2. Sempre faça uma checklist antes de organizar a mala de viagem
Ter um bom planejamento é um dos principais segredos para uma viagem de sucesso.
E para se certificar de que nada fique de fora, o ideal é sempre recorrer à famosa “listinha”.
Crie um cronograma de tudo que você fará e precisará na sua viagem. O destino é frio ou quente? Vai precisar de roupa de banho? É necessário ter um traje mais chique? Quais produtos de higiene pessoal e maquiagens são indispensáveis para você? Essas são algumas perguntas que você deve se fazer antes de começar a arrumação.
Para que fique tudo mais fácil, separe as roupas e itens por categorias em sua lista e vá marcando tudo o que for guardando. Se a sua viagem for em família e você tiver filhos, essa dica fica ainda mais útil.
3. Dobre ou enrole de forma correta
Quando falamos em organizar uma mala, significa que não adianta tirar as peças do armário e jogá-las de qualquer jeito.
Todas as roupas precisam estar bem dobradas ou enroladas para ocupar menos espaço, mantê-las arrumadas e facilitar a visualização das roupas, caso não queira arrumá-las no armário da sua hospedagem.
No fundo da mala, coloque as peças menos usadas ou mais pesadas, como calças e casacos grossos. Blusas, camisetas, vestidos e agasalhos podem ser enrolados, bem como a toalha.
Por cima, deixe as peças mais leves e que amarrotem com maior facilidade.
4. Aproveite espaços
Ainda aproveitando a dica número um, vale a pena ressaltar que não adianta comprar a maior mala disponível na loja, se você não souber aproveitar cada espacinho dela.
Se a mala tiver aquele fecho com um tipo de rede, aproveite para deixar os calçados ali. Caso encontre um bolso extra na bagagem, use-o para guardar e evitar perder itens menores.
Deixe tudo bem compacto e não deixe de pensar na volta, pois é comum que as comprinhas da viagem ocupem espaço.