Há algo sobre o clima mais quente – parece que nos faz querer fazer uma reforma completa em nossos guarda-roupas e nos livrar da desordem em torno da casa.
Quando se trata de itens indesejados, às vezes é bom purgar e começar do zero. Sem dúvida, houve momentos em que você jogou coisas no lixo em vez de levá-las para um centro de doações.
Talvez você não tenha tido tempo de devolvê-lo ou achou que já estava muito adiantado para ser doado.
Você não está sozinho. Ainda não está convencido? Aqui estão mais 6 razões para não jogar fora roupas.
1. Cada vez que você joga uma peça de roupa no lixo, você está custando dinheiro à sua cidade.
Custa uma média bem alta por tonelada para descartar resíduos em um aterro sanitário.
Uma cidade com foco na moda como Nova York paga US $ 20,6 milhões por ano apenas para descartar resíduos têxteis. Esse é um outro nível de desperdício.
2. Suas roupas usadas podem ser mais úteis do que você pensa.
De acordo com o estudo mais recente, 62% das pessoas que admitem jogar fora os tecidos, o fazem porque não achavam que um centro de doação os aceitaria. Este é um equívoco lamentável.
3. 95% dos têxteis usados podem ser reciclados ou reaproveitados.
Reserve um minuto para levantar o queixo do chão. Sim, essas são as estatísticas da Associação de Materiais Secundários e Têxteis Reciclados.
Uma vez que as pessoas tendem a pensar que ninguém pode usar roupas com furos, roupas íntimas usadas ou aquelas blusas que se queimaram em um acidente de cozinha, eles não se preocupam em tentar reciclá-los.
Mas só porque pode não ser usável não significa que não servirá a um propósito. Esses itens podem ter uma segunda vida como panos ou mesmo isolantes.
4. Levar roupas para centros de doação ajuda sua comunidade local.
Em termos de retribuição, a pesquisa descobriu que 78% das pessoas prefeririam que suas doações beneficentes beneficiassem uma causa local em vez de uma causa nacional, e 76% consideram a doação de roupas e bens domésticos como “doações de caridade”.
Os tecidos que você traz para o centro de doação local beneficiarão diretamente os membros da sua comunidade.
5. A indústria do vestuário é o segundo maior poluidor industrial do mundo.
Segundo a Forbes, a produção de roupas (apenas roupas, nem todos os têxteis) é responsável por 10% de todas as emissões de carbono do planeta.
E como sabemos que a produção não vai parar, devemos fazer o que pudermos para compensar essas estatísticas reutilizando, reciclando e comprando menos roupas.
6. As roupas liberam gases tóxicos quando se decompõem em aterros sanitários.
Conforme as roupas se juntam ao resto do lixo em aterros, elas se decompõem e liberam gases tóxicos de efeito estufa como dióxido de carbono e metano no meio ambiente.
Na verdade, os aterros sanitários são a terceira maior fonte de metano atmosférico do planeta.