Como aumentar a segurança de uma residência?

O lar deveria ser o lugar mais seguro para uma pessoa, mas nem sempre é assim. Alguns malfeitores aproveitam o acesso fácil para prejudicar o morador. Para que isso não aconteça com você, é preciso adotar algumas medidas de proteção para seu ambiente.

Para quem mora em condomínio é a mesma coisa. É preciso identificar os pontos frágeis da residência e fazer algumas mudanças visando a segurança. Alguns edifícios que estão sendo construídos já estão adotando algumas medidas nessa questão, como é o caso do condomínio Areia Leblon, no Rio de Janeiro.

Veja agora o que você pode fazer para deixar sua residência mais segura e protegida.

Instale câmeras de segurança

As câmeras de segurança são equipamentos usados a bastante tempo para monitorar cada movimento ao redor de um imóvel.

São equipamentos eficazes para proteger o ambiente das investidas de ladrões e outros. E o melhor de tudo, instalar um equipamento de segurança como esse não sai caro para ninguém, ou seja, qualquer pessoa pode colocar uma câmera de segurança em seu lar.

Basta contratar os serviços de uma empresa especializada no assunto e aprender a manusear o equipamento.

Há também a possibilidade de acompanhar o que acontece com sua residência de forma remota por meio de seu smartphone.  

Instale cercas elétricas e concertinas

Outra medida de segurança muito utilizada hoje em dia é a cerca elétrica e concertina. Elas são ideais para quem tem uma casa com muro baixo.

É uma das melhores propostas quando o assunto é deixar a casa mais segura, pois como é algo visível e que transmite o risco de morte, poucos se aventuram em tentar invadir uma casa pulando o muro.

Algumas das cercas elétricas também têm a opção de soar alarmes ao serem tocadas. Mas atenção, ao escolher esse tipo de proteção, você deve ter o cuidado para que seu muro não seja tão baixo a ponto de ficar acessível para crianças e animais de estimação.

Coloque alarmes e sensores

Algumas pessoas preferem uma proteção mais discreta, mas que ao mesmo tempo cause um grande barulho caso seja acionada. É o caso dos alarmes e sensores.

Esses dispositivos são perfeitos para aumentar a segurança de um imóvel. Eles podem ficar escondidos, e caso o meliante tente invadir a residência, o alarme sonoro é disparado.

Alguns moradores preferem deixar esses dispositivos à vista dos bandidos para que saibam o que vão encontrar caso tentem invadir o imóvel. Independente de como vai ser a opção de instalação, o importante é tê-los.

Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia tem nos ajudado também nessa questão da segurança residencial. Uma forma de usá-las para deixar seu lar mais protegido é instalando as fechaduras tecnológicas, que permitem o acesso apenas por meio de biometria ou de senhas.

Sendo assim, qualquer pessoa que for entrar na sua casa precisa ter acesso a senha ou fazer a biometria, com isso, fica ainda mais dificultoso a entrada de alguns bandidos.

Grades ou vidros nas janelas

As grades continuam sendo de grande serventia quando o assunto é proteger a casa. Você pode instalar nas portas e também janelas. Além das grades, tem também as proteções em vidro temperado que ajudam a proteger o ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *