Como gastar o dinheiro de maneira consciente? Veja algumas dicas para fazer um bom investimento!

Já ouviu o ditado que diz que dinheiro foi feito para se gastar? Pois bem, muitos levam esse ditado ao pé da letra. As pessoas acham que porque tem dinheiro para pagar, não precisa se preocupar com a forma que vai gastar. Mas estão enganados!

Não é à toa que neste momento de crise em que estamos vivendo devido a pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas estão enfrentando grandes provações financeiras e muitos que tinham alguma reserva ou que tinham algum negócio, estão na miséria.

Esse é o reflexo da falta de educação financeira que muitos não têm e essa situação mostra o quão importante é gastar o dinheiro de maneira consciente.  

Sendo assim, resolvemos fazer uma lista de algumas atitudes que podem ajudar a pessoa a gastar suas finanças de forma certa.

1-    Faça um controle de suas finanças

Para começar a gastar o dinheiro de maneira consciente, a primeira coisa a fazer é um bom planejamento financeiro. Através desse planejamento você vai perceber quando será possível realizar seus alvos e traçar metas.

Para criar um planejamento você vai precisar criar uma planilha para fazer o registro de tudo o que você ganha e com o que você gasta. Isso vai ajudar a ver se o que ganha é o suficiente para pagar as despesas e ter uma reserva financeira.  

2-    Reveja seus gastos

Rever os gastos é uma das partes mais importantes deste processo. Muitas pessoas quando tem dinheiro saem comprando e assinando coisas desnecessárias. Rever para onde o dinheiro está indo será fundamental para conseguir economizar e ter alguma reserva. 

Algumas dívidas são essenciais, como contas de energia, água, telefone, planos de saúde BH, condomínio e outros. Mas tem aquelas dívidas que podem ser eliminadas e é geralmente nessas que o nosso dinheiro vai pelo ralo.

É o caso de assinaturas de revistas, jornais, TV a cabo, pacotes de internet e outros.  

3-    Não compre por impulso

A maioria das pessoas tem esse defeito, comprar por impulso e na maioria das vezes é algo que nem precisavam. Uma pessoa que gasta seu dinheiro de maneira consciente jamais vai comprar por impulso.

Sendo um grande vilão da compra consciente, esse hábito prejudica muito a vida financeira das pessoas, mas isso pode ser revertido, basta o consumidor querer.

4-    Compre sempre à vista

Comprar a vista é uma maravilha para quem quer ter uma vida financeiramente controlada. Quando você compra a prazo, geralmente em cartão de crédito, você nunca deixa de ter dívidas e muitas delas são de coisas que não deveríamos ou que não precisamos ter.

Por meio da compra à vista você consegue planejar sua compra, calcular as despesas e evitar acumular dívidas.

5-    Faça uma pesquisa de preço

Não compre na primeira loja ou estabelecimento que você entrar. Para gastar o dinheiro de maneira consciente é preciso fazer uma pesquisa antes. Dependendo do produto que voce vai comprar, a diferença de valores é grande demais.

Essa atitude vai ajudar você a ter um rendimento extra no fim do mês, pois por meio de pesquisas é possível ter uma economia considerável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *