As lojas físicas não morreram, isso é uma verdade que você precisa ter em mente, porém estar presente também em outros ambientes, principalmente o virtual é essencial para quem deseja crescer hoje em dia. Mas antes de fazer essa migração é preciso se planejar e saber direito sobre como funciona esse meio para não ter erros, afinal, as lojas online e lojas físicas possuem muitas diferenças.
Para te ajudar, vamos mostrar algumas dicas que você precisa implementar e assim te ensinar a como mudar sua empresa de física para online sem ter dores de cabeça futuras. Continue lendo e confira tudo.
1- Tenha suporte
O suporte é a primeira e essencial mudança que você deve fazer. Se na loja física estava acostumada a apenas usar o telefone. Em uma loja online é preciso de muito mais do que isso, tanto para seus clientes, quanto para seus funcionários. Por isso, você não poderá de deixar ela sem um suporte teamviewer.
Lembrando que para quem quer ter uma loja física o suporte é um dos pontos mais importantes, pois o cliente é atraído por um bom atendimento, assim como nas lojas físicas. Então com o melhor suporte, você ajuda os clientes, tanto na pré venda, quanto no pós, isso facilita para que ele retorne a comprar na sua loja, pois sabe que mesmo pela internet, terá o atendimento que teria, ou até melhor, do que em uma loja física.
2- Gerenciamento de estoque
Um grande erro que algumas lojas cometem na hora de migrar sua loja física para online é não ter um gerenciamento automático de estoque e isso pode ocasionar muitos problemas, como a venda de produtos que você não tenha mais.
Por isso, procure por um bom gerenciador, principalmente se você ainda for manter a loja física, é preciso ter o controle integrado, para que ao fazer uma venda na loja física, você saiba se ainda existe estoque para deixar na online e vice e versa.
Você não vai querer vender um produto que não tem mais em estoque e em alguns casos não é possível nem mesmo obter outro igual.
3- Invista em marketing digital
Se você quer que a sua empresa seja conhecida, você irá precisar de investir no marketing dela. Independente de já ter sucesso com a sua empresa no mundo offline. Se você quer ter mais clientes é preciso que você seja visto.
Então ter redes sociais da empresa, investir em posts patrocinados que contam um pouco sobre os serviços oferecidos, ter um blog sobre a empresa, tudo isso é essencial para fortalecimento da marca.
E se você não tem verba para contratar um profissional que possa fazer todo o trabalho de marketing para você. A dica é que você mesmo se especialize, faça cursos, e estude muito sobre o assunto para começar.
Pois assim como o marketing pode ser positivo para empresa, uma campanha de marketing mal feita pode acabar com a imagem do seu negócio. Então não deixe esse assunto nas mãos de qualquer pessoa.
O processo de mudança de uma empresa de física para online pode não ser rápido, mas se você tiver paciência e seguir as nossas dicas, terá sucesso na sua migração. Boa sorte!