Como organizar as finanças em tempos de crise? Veja algumas dicas!

Em tempos normais já é muito difícil para alguns chefes de família colocar comida na mesa e manter as contas pagas. Agora imagina toda essa responsabilidade em tempos de crise?! É uma situação desesperadora, especialmente se houver crianças no meio familiar.

Dentro dessa realidade, o chefe de família precisa fazer algo para organizar as finanças e evitar que o dinheiro seja gasto com coisas desnecessárias.

Para alguns a possibilidade de economizar dinheiro é algo bem distante, mas com uma boa organização financeira isso é possível, e será muito útil para os momentos de crise financeira. Veja agora algumas dicas essenciais de organização financeira.

Inicie agora mesmo

Não fique parado no tempo pensando como seria se você pudesse economizar e ter uma reserva, comece agora mesmo!

Reveja suas dívidas, analise para onde o dinheiro está indo, veja aqueles compromissos que são essenciais como contas de água, energia, telefone, plano de saúde, plano odontológico, gasolina e outros.

Estipule um limite de gasto mensal e se restar algum dinheiro, evite gastar com o que não é tão importante. Neste momento, você vai precisar ser muito disciplinado, se quiser se organizar financeiramente.   

Faça uma avaliação das dívidas  

Algumas pessoas têm dúvidas relacionadas às despesas essenciais, já outras têm dívidas para manter um padrão de vida que não é permitido no momento. Por isso é tão importante fazer uma avaliação e saber para onde o dinheiro está indo.

Você precisa eliminar aquelas dívidas que são um gasto a mais no orçamento como, por exemplo, TV por assinatura, assinatura de revista e etc.

Veja quais são as dívidas que estão mais atrasadas e vá quitando de acordo com datas, encargos e taxas. Se necessário faça um acordo para pagar parcelado, mas tudo isso com um planejamento para não ultrapassar o seu salário.

Tenha uma reserva para emergências

Algumas pessoas não acham isso tão necessário e por isso não guardam nada. No momento em que mais precisam não tem onde buscar socorro.

A reserva para emergência é tão necessária quanto o dinheiro para alimentação. Imprevistos acontecem a todo o momento, e como vai ser se você não tiver uma reserva?

Por isso, no seu planejamento inclua a reserva para emergência. Mesmo que esse valor não seja muito, é necessário guardá-lo.

Não acumule nem adquira novos débitos

Se você está tentando se organizar financeiramente, não pode acumular as dívidas, fazendo de contas que elas não existem. É preciso ir eliminando as contas atrasadas juntamente com as contas atuais, e por isso é tão necessário um bom planejamento.

Além do mais, você não pode sair fazendo novas dívidas só porque está pagando algumas. É preciso evitar adquirir novos débitos para poder ficar organizado financeiramente. Além disso, com as contas em dia você vai poder realizar compras à vista, que são mais vantajosas, já que há mais possibilidade de ganhar descontos.    

Faça uma lista de compras

Sempre que você for comprar algo, faça uma lista de compras. Evite sair comprando o que quiser. Sair com uma lista vai te ajudar a gastar o dinheiro com o que é essencial e evitar desperdiçar dinheiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *