
Um carro novo é sempre um investimento importante, um valor alto e que precisa ser cercado de cuidados. E o mais importante deles é ter o recurso necessário para a compra.
E exige um bom planejamento para atingir o valor necessário e no prazo desejado. Então como devemos fazer para atingir nosso sonho? Confira essas 3 dicas para economizar e conseguir comprar um carro!
Mas antes: cuide da sua situação de crédito!
Para a compra de um carro, exceto se você pagar 100% dele à vista, vai precisar de crédito para um financiamento direto com a loja ou pelo seu banco. E nessas horas somos surpreendidos com uma negativação.
Ou nome sujo, como o povo gosta de falar. Isso vai atrapalhar sua compra, principalmente se for de oportunidade. Então a dica é cuidar sempre e bem da situação do seu nome nos órgãos de crédito.
Você vai precisar ter um bom Serasa Score, veja nesse link como proceder.
01 – Reveja completamente o seu orçamento
Para caber um sonho do tamanho de um carro, sabemos que algumas coisas precisam ser reorganizadas – os custo correntes, no caso.
O melhor caminho é colocar em uma planilha todas as suas receitas e despesas, com o maior detalhamento possível e sem esquecer nenhum gasto. Orce cada item de forma conservadora – não projete receita além do esperado e nem subestime despesa.
A partir deste panorama, você vai saber quanto vai sobrar e quanto tempo precisa para atingir o valor. A sobra ficou pequena e o prazo muito longo? Então é hora de cortar despesas.
- Reduza ao máximo as menos essenciais – viagens, lazer, assinaturas, roupas (sim, a gente acha que não, mas para comprar um carro, elas são), presentes;
- Reveja muito as essenciais – se o mercado não está exagerado, se a energia não pode ser reduzida, se é possível trocar o plano da academia;
- Liste todas as ações que você pode tomar para reduzir cada despesa – essenciais ou não. Por exemplo, cortar supérfluos no mercado.
- E lembre-se: cortar é o ideal para muitas delas. Assim o sonho do carro novo acontece mais rápido!
02 – Abra uma conta de investimento
Pode ser de Tesouro Direto ou uma Letra de Agronegócio; o importante é escolher um bom investimento para que a economia mensal suma e se transforme em aplicação, que trará o seu valor no futuro.
Isso cria uma disciplina financeira importantíssima para você. Escolha um investimento baseado nessas premissas:
- Rentabilidade: sempre garantindo a reposição da inflação e mais um ganho real;
- Segurança: um investimento que tenha garantia do FGC (Fundo Garantidor);
- Liquidez: que garanta os rendimentos até a data do resgate, sendo no futuro previsto para a compra ou antes, para aproveitar uma oportunidade de preço.
03 – Considere um consórcio
O consórcio é uma forma de investir um valor mensal e comprar o carro ao final do período de investimento e, quem sabe, ser sorteada antes do prazo. Os valores são sempre atraentes e o valor do carro é corrigido junto com as parcelas.
Com essas dicas, você pode pensar com carinho na forma de economizar e ter a certeza de que terá o tão sonhado carro no prazo desejado.