Conheça o SEO e como ele pode auxiliar o seu negócio!

Após alguns anos de intenso crescimento do número de negócios que migraram para o mundo online, uma pergunta surge para todos os empreendedores digitais, dos que estão chegando agora aos mais experientes: como fazer para se tornar mais visível que a concorrência, para chegar às primeiras posições dos resultados de pesquisas dos usuários?

É no SEO (Search Engine Optimization ou Otimização de Motores de Busca) que vão estar as ações, as ferramentas, as medições e as diversas estratégias que visam:

  • Aumentar a visibilidade dos canais digitais com o público – site, blog, redes sociais.
  • Melhorar a qualidade da comunicação com a audiência.
  • Levar os conteúdos às melhores posições nos resultados de buscas dos usuários, e com isso aumentar a chance de ser acessados – o que será o ponto de partida para o engajamento, fidelização e vendas.

O SEO é uma estratégia de uso contínuo e de longo prazo, pois é baseada na constante análise e revisão das ações, baseadas nas mudanças que os mecanismos de busca fazem nos critérios de ranqueamento – além de outros motivos que sejam específicos do negócio, como por exemplo a mudança de perfil do cliente ou o aumento da linha de produtos.

Se todos os concorrentes aplicam o SEO, como vou me diferenciar?

Essa é uma pergunta que surge na mente de todo empreendedor digital – incluindo os seus concorrentes!

O grande segredo é que as estratégias de SEO não podem ser copiadas para vários negócios concorrentes. Cada negócio tem características únicas de produto, objetivos, orçamento, veículos digitais, conteúdos.

Podemos ter uma receita básica de como o SEO pode acontecer, mas ele vai ser alterado e adaptado ao negócio diversas vezes até que as ações sejam implantadas – e serão alteradas a cada medição.

Portanto, o SEO é altamente recomendado quando queremos fazer o negócio crescer em visibilidade e possibilidades de conquistar clientes e vendas.

A solução para o seu negócio será única, e por este motivo com chances de sucesso.

Quais os objetivos do SEO no seu negócio?

Basicamente, os objetivos do SEO em um negócio são:

Melhor posicionamento nas buscas

As buscas de usuários no Google e outros mecanismos são o principal evento onde sua marca poderá aparecer em destaque e com isso receber mais acessos. As estratégias de SEO também são usadas para posicionar conteúdos publicados nas redes sociais e até mesmo as imagens usadas em todos os veículos digitais.

Mais visitas de potenciais clientes

Com uma visibilidade maior, dada pelo posicionamento nas buscas, aumentam bastante as chances de visitas aos conteúdos, interação das pessoas com eles e futuras vendas.

Maiores possibilidades de vendas

Sua marca com uma exposição muito maior, atraindo a atenção de mais pessoas e aumentando as chances delas acessarem seu site e ter contato com os produtos. Tudo isto é um processo que pode refletir em vendas.

Onde o SEO atua em seu negócio?

As atividades são muitas e variam conforme as necessidades do negócio a curto, médio e longo prazo. O nível de maturidade das informações que já existem também influenciará. Vamos falar das principais.

Uso das palavras-chave

Toda a estrutura de ranqueamento é baseada no uso natural das palavras-chave – termos que usamos no negócio como identificadores de todos os conteúdos que criamos e que representam o negócio da forma mais assertiva possível.

Conteúdo com qualidade

Os textos dos artigos e das informações no site precisam ser de ótima qualidade, com uma estrutura lógica e que prenda a atenção do leitor. Porém, algumas técnicas são usadas para aumentar as chances de ranqueamento nas buscas:

  • Títulos e subtítulos com as palavras-chave.
  • Uso natural das palavras-chave ao longo do texto.
  • Parágrafos com até 3 linhas e alinhados à esquerda

URL claras e intuitivas

É fundamental usar uma URL que facilite a identificação do conteúdo e com palavras-chave. Desta forma, a memorização pode ocorrer com mais frequência e aumenta o clique dos usuários.

 

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