Cuidador idoso – Qual a hora certa de contratar um?

É grande o número de pessoas idosas em nosso país. Muitos deles não têm mais condições de ficar sozinhos, ou de realizar algumas tarefas pessoais que são básicas, como tomar banho.

Por este motivo, houve um aumento na procura de cuidadores de idosos. Para muitas famílias, esse profissional é ideal para fazer companhia e cuidar de seus idosos. Saiba mais sobre esse assunto lendo este artigo.  

Quando fazer a contratação de um cuidador de idoso?

É muito comum em nosso país, as famílias cuidarem de seus parentes idosos, dando a eles a atenção que necessitam. No entanto, em alguns momentos isso não é possível.

A maioria das pessoas hoje em dia tem uma rotina muito corrida que inclui trabalho, casamento, filhos, limpeza do lar e outros afazeres. Alguns saem para o trabalho pela manhã e só voltam à noite. Por este motivo, a melhor opção para muitos é contratar um cuidador de idosos.

Existem hoje em dia muitas empresas que oferecem um serviço de qualidade, como por exemplo, a help care cuidador de idosos rj.

São empresas capacitadas, que dispõe de profissionais habilitados para realizar um serviço com excelência.

Sendo assim, se a família deseja dar uma qualidade de vida ao seu idoso, então é hora contratar um profissional da área.      

Cuidador de idoso e empregado doméstico são as mesmas coisas?

Definitivamente não. Ambos profissionais têm responsabilidades profissionais distintas. O empregado doméstico tem a obrigação de cuidar do lar, como lavar, passar, cozinhar, arrumar e muito mais.  

O cuidador de idoso tem a responsabilidade de ajudar o idoso com sua higiene pessoal, a tomar seus remédios na hora certa e na quantidade certa, na alimentação, na locomoção e todo o resto que envolve o idoso.

Um único profissional pode desempenhar as duas funções? Pode, mas a atenção que o idoso precisa talvez fique comprometida, devido a quantidade de tarefas.   

Vantagens da contratação

Quem pretende contratar um profissional dessa área precisa saber as vantagens que esse serviço vai lhe trazer.

Por trabalhar por tempo integral, o idoso vai ter mais atenção e companhia. Além disso, em casos de emergência, o idoso vai ter a ajuda do profissional. O cuidador também vai administrar corretamente os remédios, além de cuidar do idoso enfermo. Além de melhorar a vida social do ancião, sua contratação dispensa o revezamento entre familiares.

Desvantagens da contratação

Esse serviço também traz algumas desvantagens, pelo menos para algumas pessoas. Entre as desvantagens está o fato de receber um desconhecido em seu lar. Também tem a questão burocrática em assinar a carteira do profissional e cumprir com todas as obrigações.

Além destes, tem também a questão das faltas não programadas, onde é necessário providenciar alguém de última hora.

Quais os cuidados na hora da contratação?

Em resumo, contratar um cuidador de idoso ainda é uma excelente opção, principalmente para aquelas famílias que passam o dia todo fora e não tem tempo suficiente para cuidar de tal responsabilidade.

Sempre procure referência sobre determinado profissional ou empresa, preste bastante atenção no currículo, exija certificados de cursos na área e observe o perfil do candidato. No caso de contratar uma empresa, verifique se há alguma reclamação contra ela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *