Descubra o que é preciso para tirar a primeira habilitação

Todos os anos milhares de pessoas realizam o sonho de tirar a sua primeira carteira de habilitação ou CNH. Essa é uma conquista que deve ser comemorada muito, já que para conseguir esse feito é preciso passar por diversas etapas.

A carteira de habilitação é um desejo de muitos jovens e também de muitas pessoas de meia idade, que não tiveram a oportunidade de ter uma habilitação antes, por vários motivos.

Se você está se preparando para tirar a sua primeira habilitação, você vai ver nesse artigo algumas etapas importantes e necessárias para atingir seu objetivo. Confira!

Você precisa escolher uma auto escola de confiança

O centro de formação de condutores, conhecido também como auto escola, deve ser escolhido por você. Esse é um passo importante nessa jornada para conseguir a primeira habilitação. Você precisa escolher uma instituição confiável.

De vez em quando, vemos nos noticiários alguns golpes envolvendo auto escolas, praticados contra algumas pessoas que tentam conquistar a primeira habilitação.

Por isso, não custa nada você procurar informações sobre algumas empresas, antes de fazer o seu cadastro.

É necessário fazer o exame médico e psicotécnico

Outra coisa que você deve saber é que todo mundo que decide ter uma carteira de habilitação, precisa fazer alguns exames.

São solicitados os exames de aptidão física e mental e também o psicotécnico. Esses exames são feitos por instituições credenciadas, duram em média uma hora, são feitos no mesmo dia e são fáceis de fazer. Por isso, você não precisa ficar se roendo de nervosismo.

É preciso fazer o curso teórico/legislação

O curso teórico tem uma carga horária de 45 horas e pode ser feito de forma presencial ou online. Você vai estudar de segunda a sexta, no período que for melhor para você. O curso teórico vai servir para que você aprenda as leis de trânsito, assuntos relacionados a primeiros socorros, meio ambiente, mecânica básica, direção defensiva e muito mais.  

Enquanto você faz o curso teórico, também pode testar seus conhecimentos por meio do simulado do Detran. Por exemplo, se você reside no Rio de Janeiro, você pode fazer o simulado detran rj.

Quando você faz o simulado, você consegue ter uma noção de como será no dia da prova. Também vai ver em quais pontos você precisa melhorar para tirar uma boa nota.

É necessário acertar 70% da prova teórica

No dia da prova você precisa acertar 70% das questões. É muito importante que você esteja calmo e também que chegue no local determinado, alguns minutos antes do horário marcado, pois não são tolerados atrasos.

Faça as aulas práticas veicular

Outra parte importante para conseguir sua primeira habilitação é fazer as aulas práticas veicular. Nessas aulas você vai aprender como dirigir, como deve ser seu comportamento no trânsito e muito mais, tudo isso com a supervisão de um instrutor de direção.

Por fim, faça o exame prático veicular

A prova teórica é aplicada pelo órgão responsável em sua região, onde você vai colocar em prática tudo o que aprendeu nessa jornada. Tudo vai ser avaliado com bastante cuidado. Caso seja aprovado, você receberá a CNH provisória, para depois receber a definitiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.