Dicas de iluminação: Minimize seu consumo de energia

A iluminação vem de vários tipos de fontes, naturais e artificiais. Temos muitos gastos de energia, principalmente ao consultar atentamente a segunda via de conta. Para obter controle sobre a luz, selecione o tipo de luz e organize-as para produzir o efeito desejado.

Desta forma, cumpre uma funcionalidade prática para fornecer a luz de que necessita e uma função estética para que o ambiente se adapte às suas expectativas.

Tipos de lâmpadas: acenda a luz que você deseja iluminar

Escolha as lâmpadas mais adequadas para cada espaço e sinta-se confortável onde quer que esteja. 

Para uma iluminação correta, é essencial prestar atenção a diversos fatores como:

  • o número de fontes de luz, 
  • a direção em que colocamos a luz delas, 
  • o grau de difusão, 
  • a presença ou ausência de superfícies reflexivas, 
  • ou mesmo o tamanho.

Dicas de iluminação: Use as lâmpadas e lâmpadas mais eficientes

É preciso lembrar que cada cômodo da casa precisa de um tipo diferente de luz. Se você tiver lâmpadas e lâmpadas eficientes nos lugares certos, vai conseguir um ambiente agradável com o mínimo consumo de luz.

Damos-lhe uma série de dicas de iluminação com as quais poderá adaptar cada uma das divisões da sua casa com a iluminação ideal. Correndo o risco de afirmar o óbvio, converter suas lâmpadas incandescentes em lâmpadas fluorescentes compactas é fundamental para economizar dinheiro nas contas de luz. 

Mas vamos levar a conversa além disso. Aqui estão algumas outras técnicas úteis nas quais você pode recorrer. As lâmpadas fluorescentes compactas são essenciais para economizar energia em casa.

Desligue as luzes que não estão sendo usadas

Ok, SIM, este é outro óbvio. Alguma coisa poderia ser mais fácil do que apertar um interruptor de luz? Esta é a solução mais simples e de bom senso, que pode resultar em economias de energia surpreendentemente significativas. 

Considere que uma lâmpada de 75 watts deixada acesa por algumas horas por dia pode representar até 2% de sua conta mensal de iluminação. Crie o hábito de sempre desligar as luzes ao sair de uma sala.

 Certifique-se de tirar o pó

Você também pode obter o máximo de luz possível de uma lâmpada – uma camada de poeira vai reduzir a luz que ela oferece. Uma lâmpada empoeirada é uma lâmpada ineficiente.  Tire o pano do pó e aproveite o dinheiro com a iluminação.

Use iluminação de tarefas

Basta usar a luz onde precisar. Não inunde uma sala inteira com luz quando tudo que você precisa é uma pequena lâmpada de leitura.  Escolha uma iluminação que atenda às suas necessidades funcionais específicas. 

Luzes de cabeceira, lâmpadas de leitura, luzes embaixo do armário e luzes de mesa são apenas alguns exemplos de uma boa iluminação para tarefas.

Coloque lâmpadas nos cantos

Aproveite as vantagens das paredes como superfícies reflexivas. Colocar lâmpadas nos cantos permite que a luz reflita em duas superfícies de parede, o que significa que você precisará de menos luzes no geral.

Escolha cores claras ao pintar suas paredes

A luz reflete em tons claros mais facilmente do que em tons escuros, permitindo que você use lâmpadas de baixa voltagem em sua casa. Onde o brilho não for um problema, considere tintas com altos valores reflexivos.