A pandemia chegou e junto com ela algumas mudanças de hábitos. Antigamente nem nos importávamos de receber pessoas na nossa casa sem os devidos cuidados.
Mas hoje a história é outra, especialmente quando se trata de pessoas idosas. O novo coronavírus tem levado muitas pessoas a óbito, principalmente os da terceira idade. Por isso os cuidados com os idoso precisam ser redobrados.
Ainda por causa da pandemia, muitas pessoas passaram a receber profissionais em casa. Essa ação ajudou muitas pessoas, mas como o vírus ainda circula, é preciso ter muito cuidado ao receber alguém em casa. Como receber prestador de serviço em casa durante o isolamento social?
Veja se o serviço é indispensável
A primeira coisa a fazer é analisar se o serviço é mesmo indispensável. Tem coisas que dá para esperar para quando a situação estiver mais controlada e for mais seguro. Mas existem serviços que não podem esperar.
Digamos que o idoso precise fazer exames laboratoriais. O mais indicado é solicitar que um profissional se dirija a casa do idoso para fazer essa coleta, que por meio de um sistema para laboratório vai indicar com segurança a quantidade de visitas que serão realizadas pelo profissional.
Dessa forma, o idoso vai se sentir mais protegido e não vai deixar de fazer o exame.
Calçado do lado de fora
Outra dica para quando for receber um prestador de serviço em casa é pedir para que os calçados fiquem do lado de fora da casa. Esses calçados podem passar por uma higienização ou não.
Outra sugestão é usar sacos plásticos para proteção do ambiente. Independente de qual será a sugestão usada, o importante é não deixar esse calçado entrar dentro de casa, pois ele pode estar cheio de agentes infecciosos que podem comprometer a saúde do idoso.
Tenha certeza que o prestador é cuidadoso
Ninguém quer correr o risco de ser contaminado por um vírus tão mortal, por isso, antes de receber o prestador de serviço em sua casa, certifique-se que ele é cuidadoso. É preciso ter a certeza de que esse profissional está tomando os devidos cuidados para se proteger do vírus.
Caso fique claro para você que tal profissional é relaxado quanto aos cuidados, a dispensa deve ser imediata.
Limpe cada canto que o prestador irá tocar
Mas é preciso proteger aqueles que por algum motivo precisam entrar nas casas dos outros. Pensando nisso, procure deixar limpo e higienizado cada canto que o profissional terá acesso. Dessa forma você também estará protegendo o seu próximo.
Mantenha o distanciamento
O distanciamento precisa acontecer até mesmo nessas situações. Claro que ninguém vai sair do ambiente e deixar uma pessoa estranha sozinha na sua casa, mas é preciso acompanhar o serviço de longe, para evitar se expor ao risco de contrair a doença.
O distanciamento também deve acontecer na hora do pagamento e caso você precise assinar algo, não esqueça de lavar as mãos em seguida.
Limpe o ambiente que o prestador esteve
Depois que o prestador de serviço for embora, procure deixar a casa toda limpa e higienizada. Não limpe apenas o local que ele tocou, afinal de contas estamos falando de um vírus.