Não importa o objeto ou tipo de sua campanha de marketing, uma comunicação eficaz entre os membros da equipe, bem como entre você e o cliente, é fundamental.
O primeiro passo para gerenciar uma equipe de marketing e organizar um sistema de comunicação de qualidade é seguir um fluxo de trabalho de suas atividades de marketing.
Uma vez que cada marco é uma oportunidade de se comunicar com sua equipe sobre os planos, objetivos e intenções do projeto, existem algumas etapas que você pode querer incorporar em seu fluxo de trabalho:
Delegação e determinação de prazos
Este é um fato bem conhecido, então não há razão para insistir nele. No entanto, sempre existe um certo nível de incerteza na hora de escolher a melhor forma de organizar o trabalho do dia a dia.
Acontece que existem muitas soluções de software para ajudá-lo neste departamento e uma das melhores são as ferramentas de gerenciamento de projetos.
Embora todos eles possam ajudá-lo com a delegação de tarefas e acompanhamento do progresso apenas alguns softwares de gerenciamento de projetos selecionados para agências de marketing permitirão que você inclua clientes no processo e que eles forneçam um feedback imediato.
Escolhendo as métricas de desempenho
Ao definir as métricas-chave de desempenho, você será capaz de determinar e comparar seu desempenho com seus colegas do setor a qualquer momento.
Talvez você queira se concentrar no tráfego de entrada ou, digamos, nas avaliações dos mecanismos de pesquisa.
Por isso, saber quanto custa anunciar no google ads pode ajudar bastante na organização das suas métricas.
Você decide. Lembre-se de que a combinação certa de métricas pode mostrar não apenas onde estão seus pontos fortes, mas também pode apontar seus pontos fracos.
Ter insights claros o ajudará a determinar que aspecto das estratégias ou táticas de marketing atuais precisa mudar.
Agenda estrita
Como mencionamos anteriormente no texto, reuniões duradouras podem ser contraproducentes e prejudicar o precioso tempo criativo.
Portanto, estabelecer uma agenda rígida e cumpri-la ajudará a evitar discussões fora do tópico.
Isso reduzirá o tempo perdido em um bate-papo inútil e permitirá que sua equipe se concentre em assuntos mais importantes.
Estabeleça uma infraestrutura centralizada de arquivamento e documentação
Seria ideal se todos os seus documentos, arquivos, atualizações, agendas de tarefas, análises e relatórios estivessem em um só lugar e acessíveis com o toque de um botão.
Isso eliminaria a necessidade de navegar por informações relacionadas à tarefa, economizando o tempo e o esforço de todos no processo.
Embora não esteja diretamente relacionado ao fluxo de trabalho, essa dica é muito útil em geral.
Ao estabelecer um fluxo de trabalho funcional, você criou condições para que sua campanha digital prospere e progrida.
Tudo o que resta agora é atingir os objetivos desejados e entregar os resultados adequados para seus distintos clientes.
Conclusão
É fundamental ser organizado em diferentes âmbitos da sua vida, mesmo sem a ajuda de um profissional para isso.
No caso dos profissionais de marketing, toda empresa tem uma campanha digital própria e não manter uma organização nessa parte fundamental do trabalho pode atrapalhar o andamento de tudo.