O mundo parou de funcionar como o conhecíamos e agora, mais do que nunca, devemos estar cientes da importância de salvar.
Não precisam estudos e nem muitos dados para ficar bem claro que muitos brasileiros estão preocupados com o seu futuro financeiro.
Para quem quer organizar as suas finanças e pode utilizar simuladores de investimento, como o simulador da lotofácil, com funcionamento simples de entender.
Para enfrentar este último trimestre de 2020 e começar o ano novo com um dinheiro extra no bolso, pensamos em algumas dicas para terminar bem o ano:
Siga a regra 50/30/20
É uma técnica fundamental para controlar a renda mensal.
50% do que você ganha tem que ir para despesas básicas, 30% você pode dedicar aos caprichos que você quer e 20% de sua renda você deve dedicar para economizar para o futuro.
Assim, você pode saber para onde seu dinheiro está indo e quanto economizar a cada mês.
Planeje um menu semanal
Organize as refeições por semanas para evitar comer fora e comprar guloseimas de última hora.
Dessa forma, economiza-se tempo e dinheiro para quem tem que comer no trabalho, deixar as vasilhas de alimentos preparados na geladeira significa não pensar nisso o resto da semana.
Torne-se um aliado das listas
Uma forma ideal de ficar atento às despesas e desejos é criar listas de contas que não podem esperar. Isso oferece uma visão geral do que você pode gastar.
Invista seu dinheiro para maximizar sua economia
Ter a poupança no banco não traz nenhum benefício. A solução? Faça-os crescer investindo com sabedoria.
Existem diversas alternativas atualmente para quem não entende muito bem de finanças e nem de investimentos. São apps que mostram as melhores opções.
Com pouco dinheiro, é possível rapidamente esperar um bom crescimento do seu dinheiro com esses investimentos.
Visualize sua meta de economia
Não há maior motivação para gerar economia do que pensar no que você quer investir seu esforço.
Da casa dos seus sonhos aos objetos mais materiais, isso pode ser possível se você concentrar todas as suas energias nele.
Ordem e disciplina
Para alcançar uma vida financeira saudável, como em tantos outros aspectos da vida, dois elementos essenciais são necessários: ordem e disciplina.
Isso não significa que você tenha que controlar obsessivamente todas as despesas e viver com medo do risco.
Basta conhecer as receitas e despesas do dia-a-dia para saber sua real situação financeira e poder planejar o futuro com maior conforto.
Elimine dívidas
Estar endividado sem poder pagar o que é devido é um dos sentimentos mais angustiantes que se pode vivenciar na vida financeira.
O melhor é enfrentar o problema e traçar uma estratégia para ter controle de suas dívidas e evitar atrasos, cobranças judiciais e relatórios negativos em agências de crédito.
Quando a sua dívida ultrapassar a sua capacidade de pagamento, siga os seguintes passos: reconheça que existe uma dívida,
- conheça a dívida (a quem, quanto e porque deve),
- informe a sua situação ao credor,
- controle as suas despesas e procure fontes adicionais de rendimento.
Com essas dicas de organização financeira, vai ficar muito simples de aprender a economizar para atingir as suas metas.