Reforma da casa – Veja como organizar para ser bem sucedida

Todo aquele que tem uma casa precisa em um determinado momento fazer uma reforma. As reformas são importantes para manter a segurança da casa e elas podem ocorrer na parte hidráulica, na parte elétrica, na estrutura e em muitos outros locais de uma residência.

As reformas também têm o objetivo de trazer conforto para o ambiente, além de dar um visual mais elegante ao local. Porém, precisam ter um bom planejamento para evitar grandes transtornos.

Quando não há um bom planejamento, a dor é sentida no bolso. Para que isso não aconteça com sua reforma, veja agora algumas dicas de como que irão deixar esse momento menos estressante.  

Determine o objetivo da reforma

Antes de qualquer coisa é preciso entender que a reforma na estrutura de uma casa precisa constar na matrícula atualizada de imóvel.

Agora é preciso deixar claro qual é o objetivo da reforma. Entender o motivo de tal reforma é essencial para traçar um planejamento que seja eficiente. Além disso, quando fica claro o objetivo da reforma, fica mais fácil saber quanto será gasto nela e com o que será gasto.

Faça um planejamento financeiro

Porque fazer um planejamento financeiro para uma reforma é importante? Por que somente assim você conseguirá concluir a reforma sem imprevistos.

Se você começa uma reforma precisa saber quanto ela vai custar, para então entender se aquele período é mesmo o momento certo de fazê-la.

Já imaginou, começar a trocar a cerâmica de toda a casa e ficar com o serviço pela metade porque faltou dinheiro? Para evitar que coisas assim ocorram, o planejamento é tão necessário.  

Estabeleça um limite de gasto

Além de identificar o motivo da reforma e fazer um bom planejamento financeiro, é fundamental também estabelecer um limite de gastos.

Essa decisão precisa vir antes do começo da reforma, pois ela será importante para que não haja gastos desnecessários, que comprometam a renda familiar, deixando um saldo negativo no fim do mês.

Faça uma análise se é mesmo o momento certo de fazer uma reforma. Além disso, defina um valor que será gasto com toda a reforma e acrescente uns 20% a mais nesse orçamento, para os imprevistos que sempre aparecem nas reformas.  

Mostre as prioridades na reforma

Ao decidir fazer uma reforma na casa deixe claro quais são as prioridades. Em algumas situações a reforma é feita por parte, mas se as prioridades não ficarem claras nessas condições, o dinheiro e o tempo podem ser perdidos.

Para isso, é preciso ter em mente o que é de mais urgência e começar por este espaço. Lembre-se também de considerar a possibilidade da reforma em um determinado cômodo afetar o outro, tornando necessário as reformas dos dois cômodos ao mesmo tempo.  

Contrate um profissional especializado

Se há algo que tira a paz de qualquer pessoa que precisa fazer uma reforma na sua casa, esse é o pedreiro.

Esse profissional precisa ser muito bem escolhido para que o serviço seja bem feito e para que a reforma termine dentro do prazo que você estipulou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *