Saiba o que você precisa fazer para organizar um casamento lindo em casa

Nem todo mundo sonha com um casamento extremamente luxuoso, com um espaço gigantesco e tudo mais. 

Tem se popularizado cada vez mais a ideia de casar no conforto do próprio lar e, mesmo que pareça ser algo complicado de ser realizado, existem alguns passos que podem ser seguidos para que esse dia seja tão especial quanto seria se fosse realizado em outro lugar. Ou até mais. Continue lendo a seguir e veja o que é preciso para organizar um casamento lindo em casa.

Organização do casamento em casa

Assim como em tudo na vida, organização é fundamental para que um casamento aconteça conforme o planejado, principalmente se a ideia é fazê-lo na própria casa. E algumas coisas que devem ser pensadas, são:

Avalie o espaço como um todo

O primeiro passo ao fazer um casamento em casa é avaliar o espaço disponível e ter a certeza se a casa irá comportar o número de convidados e a correria do buffet.

Outro ponto muito importante que muitos esquecem é verificar as condições da rua onde será realizada a festa. Os convidados precisam ter onde deixar o carro estacionado e precisa ser possível usar aparelho de som na festa sem incomodar os vizinhos.

Caso chova, a parte interna da casa precisa dar conta de abrigar todos os convidados ou a área externa precisa de uma cobertura.

Buffet

Uma parte crucial em qualquer casamento, com certeza é a comida, então sendo dentro de casa, é preciso ser analisado se a cozinha pode comportar as necessidades de preparo do que será servido na festa, bem como o armazenamento de bebidas.

Saber se haverá um grande espaço para os convidados se sentarem para comer também é fundamental, pois caso não exista essa possibilidade, você deverá eliminar do cardápio refeições que precisem de garfo e faca e optar por comidinhas que podem ser degustadas com a mão.

Apenas festa ou cerimônia?

Se além da festa, for realizada também a cerimônia, é preciso de um local para abrigar o altar e disponibilizar as cadeiras para os convidados assistirem ao casamento. 

Recepções mais modernas e despojadas podem usar formas alternativas para acomodar as pessoas, como caixotes, puff led ou tradicionais e pallets. Essas são opções mais despojadas para acomodar pessoas. Já se a ideia é uma recepção mais clássica, o ideal é usar cadeiras tradicionais.

Reflita sobre todas essas questões antes de definir se o casamento em casa é realmente a melhor opção.

Decoração do casamento em casa

A decoração do casamento em casa precisa acontecer de acordo com o espaço e é necessário que se adapte para que haja circulação e passagem, tanto dos convidados, quanto do pessoal do buffet. O famoso “menos é mais” é o ideal.

A dica é aproveitar das paredes na decoração para otimizar o espaço e evitar decorações de chão onde as pessoas possam tropeçar. 

Privacidade e segurança no casamento em casa

Se o casamento acontecer dentro de uma casa é comum que objetos de valor, tanto afetivo quanto financeiro estejam no ambiente. E não é que você irá convidar pessoas que não sejam confiáveis, mas é uma dica legal proteger e assegurar a integridade desses bens trancando-os em um cômodo, até mesmo para não haver acidentes e algum deles acabar quebrando, por exemplo. 

Por sinal, o mais recomendado é que todos os cômodos que não estiverem sendo utilizados sejam fechados à chave.

Contratar seguranças para guardar a entrada da casa e a rua onde os carros ficarão estacionados também é uma ótima ideia, pois dessa forma, evita que pessoas que não foram convidadas entrem na festa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *