Segundo pesquisas do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), cerca de 10% em idade economicamente ativa tem o sonho de comprar um carro. E nós mulheres queremos, cada vez mais, comprar um automóvel e dirigir para ganharmos agilidade e conforto no dia a dia de tantas responsabilidades e mais liberdade de ir e vir.
Porém, os tempos econômicos atuais do país criam dificuldades e muitas mulheres acabam adiando o sonho de comprar o carro para priorizar outros gastos.
O mercado sabe disso e também se mexe para criar possibilidades, incluindo para pessoas sem dinheiro para comprar carro. Vamos falar de algumas delas. Quem sabe uma não é a sua chance de chegar no sonho?
Mas antes: carro novo, seminovo ou usado?
Esta é uma questão que vai nortear as pesquisas e as opções de compra.
A oferta de carros novos, seminovos e usados continua alta devido à recessão dos últimos anos e podemos encontrar veículos em ótimo estado vindos de trocas por novos e seminovos de locadoras, que precisam renovar periodicamente as frotas.
Carros novos
É a opção que reúne as maiores vantagens: sem risco de problemas mecânicos, garantia, sai da concessionária regularizado e tem preço de revenda melhor se for bem conservado.
Carros Seminovos
Você pode conseguir um seminovo por um ótimo preço e em condições muito boas de funcionamento, sem problemas mecânicos. Outra vantagem é poder conseguir um seminovo mais equipado pelo preço de um novo.
Carros usados
Sem dúvida é a opção mais barata, mas também a que representa mais riscos na aquisição: qual o histórico de manutenção ele teve até aqui? Neste caso o recomendável é sempre visitar as lojas de usados com uma pessoa que seja especialista em carros para que investigue possíveis problemas.
1 – Financiamentos sem entrada
Este é uma opção que tem sido muito oferecida pelas concessionárias, revendedoras para atrair as pessoas que tem uma renda mensal constante. Desta forma, as empresas concentram o valor da venda nas parcelas.
Sim, é uma modalidade que terá juros mais altos do que os financiamentos com entrada, devido ao risco maior do vendedor, já que ele não receberá valor no momento da venda e dependerá do recebimento mensal.
Outro ponto importante é avaliar se a sua renda, com os gastos e receitas previstos, conseguirá pagar a prestação do carro. Uma dica valiosa: reveja o seu orçamento antes de fechar a compra.
Você pode chegar a dois benefícios: ter um carro novo e descobrir que pode economizar em algumas despesas, só porque reavaliou o orçamento!
2 – Leasing
É uma modalidade que cresceu muito nos últimos anos para as pessoas físicas – ela nasceu do potencial de venda para frotas de empresas.
É uma modalidade de aluguel que tem a vantagem da prestação mais baixa, porém o carro só será seu depois de pagar todas elas e o valor residual, se existir – o veículo é vendido pela concessionária ou revenda diretamente para o banco.
Outra desvantagem é não haver deságio (redução) da prestação para pagar antecipado. Da mesma forma que o financiamento, você deve avaliar se a prestação caberá no seu orçamento com conforto.
3 – Consórcio
É a modalidade financeira mais barata.
Ao aderir a um consórcio, você define o valor da carta, que é o documento que você usará para comprar o veículo pelo valor que estiver nela – e sobre o qual são calculadas as prestações.
Os pagamentos são mensais, porém o contemplado mensal com a carta é feito por sorteio. Portanto, devemos encarar o consórcio como uma poupança com resgate do bem a qualquer momento, na primeira (que sorte!) ou na última prestação.
Gostou destas alternativas para realizar o sonho do carro novo? Existem mais formas, acesse carro com desconto e descubra como comprar carro com isenção!