Sem estresse: aprenda a dividir as contas de luz ao dividir apartamento

Sem estresse: aprenda a dividir as contas de luz ao dividir apartamento (Foto de SevenStorm JUHASZIMRUS no Pexels)

Colegas de quarto trazem muitos benefícios. Você pode conseguir alugar um espaço maior, compartilhar tarefas de limpeza ou encontrar amigos com mais facilidade para assistir a um filme. 

Por outro lado, compartilhar um espaço com um colega de quarto – ou colegas de quarto – nem sempre é fácil. Pode trazer alguns desafios, especialmente quando se trata de dinheiro.

Planejar com antecedência e usar recursos de gerenciamento de dinheiro inteligente pode fazer a diferença para não precisar da Enel 2º via de fatura.

 Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a dividir as contas e manter a paz.

1. Decida quais contas você compartilhará e como as pagará

Como você divide contas com amigos? Faça isso com um olhar amigável, mas cuidadoso, nos detalhes. 

Assim como seu contrato de locação explicita todos os detalhes, considere trabalhar em conjunto com colegas de quarto para criar regras ou diretrizes básicas ao dividir as contas.

O que os colegas de quarto devem compartilhar quando se trata de contas? Comece discutindo exatamente quais despesas você planeja compartilhar e quais você pagará individualmente. 

Faz sentido dividir o aluguel ou as contas de serviços públicos, como água ou luz. Também pode fazer sentido dividir as despesas de entretenimento compartilhadas, como a conta da TV a cabo.

Mas se o seu colega de quarto simplesmente precisa do pacote HBO e você não se importa com esses canais, peça a eles para cobrirem o valor extra. 

Outras contas que você pode guardar para si mesmo podem incluir serviço de telefone celular, planos de dados separados ou assinaturas de streaming diferentes.

A chave principal para manter a paz é garantir que as contas sejam organizadas. 

Descubra quando e como as contas serão cobradas e divididas a cada mês, como serão pagas e quem é o responsável pelo pagamento. 

Embora isso possa parecer óbvio, muitas vezes os colegas de quarto esperam até o último minuto, causando estresse, tensão e possivelmente atrasos no pagamento das contas.

2. Faça uma planilha de custos

Depois que as regras e diretrizes básicas forem criadas para pagar as contas, faça uma planilha descrevendo cada despesa que você e seus colegas de quarto devem pagar. 

Cada despesa deve mostrar detalhes como datas de vencimento, valores devidos e o responsável pelo pagamento. 

Pode ser sensato ter uma reunião mensal para discutir as contas e esta planilha. Isso garante que todos estejam na mesma página e ninguém se surpreenda com uma conta na hora de pagar.

Também é uma boa ideia criar um orçamento pessoal. Dessa forma, você sabe exatamente quanto pode se comprometer quando se trata de pagar as contas. 

Incentive seus colegas de quarto a fazerem o mesmo. Quando todos estão cuidando de sua própria saúde financeira, a divisão de contas com colegas de quarto é mais fácil.

3. Use aplicativos para planejar e gerenciar pagamentos

Sempre há um aplicativo para isso. Quando você tem grandes despesas, como aluguel ou serviços públicos, considere usar um aplicativo que possa ajudar com as contas e os pagamentos. 

Por exemplo, aplicativos gratuitos permitem que você envie dinheiro de uma conta de débito para amigos. 

O aplicativo também permite que você solicite dinheiro, avisando seus colegas de quarto que o dinheiro é devido. 

Quando você usa esses tipos de aplicativos, não precisa se preocupar em lidar com as contas, uma vez que todos têm dinheiro em mãos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *