Os uniformes são, hoje em dia, mais do que uma alternativa para padronizar os funcionários de um determinado setor ou facilitar a identificação deles – principalmente nos setores de atendimento.
Eles se tornaram peças importantes na identidade visual de uma empresa, no contato com os clientes internamente e na relação com outras pessoas.
Um uniforme bem desenhado conforme a identidade visual já existente – no layout de site e redes sociais, letreiros e materiais de comunicação com os clientes – terá mais chance de fixar a marca na mente das pessoas, aumentando as possibilidades de ser lembrada quando elas pensarem em um produto ou serviço.
A conservação do uniforme fala muito da empresa e do funcionário
Os uniformes são uma oportunidade de atrair clientes e vendas, como das demais formas de comunicação visual. Porém, um dos fatores mais importantes para o sucesso é a conservação deles.
Porém, é comum vermos pessoas uniformizadas com peças em mau estado, desbotadas, com pontos sem costura ou sem a forma original. São sinais claros de uma produção sem qualidade de acabamento e falta de conservação adequada.
A forma como o uniforme se apresenta diz muito do cuidado que a empresa tem com a sua comunicação e principalmente do funcionário com a própria imagem. E pode ter impactos negativos sobre ambos.
Dicas de como conservar seu uniforme
Pode ser um traje completo – muito usado para uniformes de atendentes, secretárias – ou um jaleco feminino ou masculino – item obrigatório para profissionais da Saúde: ambos precisamos de cuidados específicos para manter a qualidade.
E não podemos esquecer que um uniforme bem conservado também é motivador e ajuda na autoestima do funcionário. E uma boa forma de economizar em guarda-roupa para o trabalho.
1 – Etiquetas de instruções de conservação
Este é o ponto mais importante: seguir estritamente o que estiver determinado nas etiquetas, pois são as orientações de quem fabricou os uniformes. Você pode, inclusive, usa-las para reclamações no caso de algum dano provocado por uma das orientações ou pela falta dela.
Uma dica valiosa é fotografar esta etiqueta, imprimir e colocar em local visível da área de lavandeira de casa para sempre poder rever – e para que outras pessoas observem o que está descrito.
2 – Verifique sempre a peça antes de começar a lavar
Uma primeira checagem ajuda a encontrar sujeiras e manchas visíveis que precisarão de uma limpeza antes de lavar a peça toda ou adicionar um produto mais específico para remove-las.
Os sabões concentrados são a melhor aposta até para as manchas mais difíceis, como manchas de molhos.
3 – Aquelas dicas que usamos com nossas roupas
Devemos ter com os uniformes os mesmos cuidados básicos das roupas pessoais:
- Lavar com roupas da mesma cor/tom e tecido. Assim você evita manchas de tinta de roupas, desbotamento e desgaste no tecido.
- Não use alvejante clorado para roupas claras.
- Cheque se não tem objetos ou papeis nos bolsos, pois podem estragar ou deformar a roupa.
- Verifique se há costuras soltas. Se tiver, resolva elas antes de lavar.
4 – E na secagem?
- Seque à sombra para não desbotar o uniforme.
- Vai usar a secadora? Verifique se a etiqueta permite e quais as instruções.
5 – E no final de tudo…
- Verifique se é preciso passar o uniforme e cuidado com a temperatura.
- Se o uniforme tiver estampas, passe-o pelo avesso. Procure informações seguras sobre o cuidado que devemos ter ao passar cada tipo de tecido.
- Guarde seus uniformes, se possível, em cabides para estarem sempre alinhados.
E uma dica valiosa, para ser discutida com a empresa: ter uma quantidade de uniformes. É essencial para que todos durem mais, mantenham o brilho do tecido e o formato original.
E caso precise aumentar a quantidade ou renovar seu uniforme de trabalho acesse jaleco feminino. Você pode encontrar ótimas opções!