Veja o passo a passo para investir no mercado de ações

Investir dinheiro na bolsa de valores não é uma atividade praticada por muitos, se comparar o número de investidores com o número da população brasileira. Mas a cada ano que passa a quantidade de investidores vem aumentando.

Isso se dá por causa da educação financeira que está mais fácil de ser acessada hoje em dia. No entanto, ainda tem muita gente que acha que investir no mercado de ações é algo para gente rica, mas não é bem assim.

Qualquer pessoa pode fazer investimento e a dinâmica é mais prática do que parece. Você também quer saber como fazer investimento no mercado de ações? Então confira o passo a passo que preparamos!

Fazer um planejamento financeiro

Se você decidiu investir algum valor no mercado de ações, a primeira coisa que você precisa fazer é um planejamento financeiro. Você não pode sair investindo todo o dinheiro que chega na sua mão, antes você precisa ter certeza do que realmente deseja e esse planejamento vai te dá uma direção do que fazer.

Você precisa decidir de onde vai tirar o dinheiro para comprar as ações e com qual frequência vai poder fazer investimentos. Ser uma pessoa organizada vai te ajudar a ter sucesso nesse passo tão importante que você vai dar na sua vida.

Escolher seu perfil de investidor

Mas antes de sair comprando ações, você precisa entender qual é o seu perfil de investidor. Só depois disso você vai saber quanto investir e no que investir.

Você precisa se questionar sobre seu objetivo em fazer determinado investimento, se a opção de investir a longo prazo é melhor e também qual a perspectiva de você precisar dos recursos investidos a curto prazo.

Escolher as ações para investir

Para escolher as ações que você vai investir, você não precisa terminar o passo a passo por completo para tomar essa decisão. Você já pode ir analisando esta parte desde agora. Você já sabe em que ações pretende investir?

Existem hoje milhares de ações disponíveis na bolsa de valores como, por exemplo as ações wege3, mglu3, bbas3 entre outras, e você pode comprar e vender por meio da internet, ou seja, sem sair de casa.

Você também pode analisar os gráficos pela internet e decidir se vai adotar o modo de análise técnico ou fundamentalista, ou se vai apenas tomar uma decisão a próprio gosto.

Ter uma conta em uma corretora de valores

Continuando o nosso passo a passo, chegamos em uma das partes mais importantes que é escolher uma corretora para abrir uma conta. Essa conta é fundamental para que o investidor possa negociar na bolsa.

Para isso, é preciso analisar bem as taxas de corretagem, se o sistema de negociação é de fácil manejo, a disponibilidade de relatórios, entre outras coisas.

Para abrir a conta é necessário enviar algumas documentações para a corretora. Após isso, já com a conta aberta, é necessário fazer uma transferência para tal conta e só a partir daí, começar a comprar as ações.

Escolher a melhor maneira de negociação

Você também precisa escolher a melhor maneira de negociação. A mais comum entre os investidores é a Home Broker, mas também tem a mesa de operações. Na primeira o processo é feito por meios eletrônicos, na segunda é por meio de telefone.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *